maio 1, 2019

Pintura de portas de madeira

Pintura de portas de madeira – o que saber?

Pintura de portas de madeira residencial ou comercial.

pintura de porta com verniz
Oferecemos um serviço organizado para atender um público muito exigente, que não dispõe de tempo para acompanhar uma obra em sua residência ou seu comercio. Além disso, evitamos todos os transtornos gerados de uma obra inteira realizada na casa do cliente. Vamos mostrar o passo a passo de como pintar um porta de madeira, mas se mesmo assim você não tiver tempo ou habilidade para pintar sua porta, conte sempre com um profissional especializado aqui da Instalador de portas SP.

Como pintar porta de madeira: confira o passo a passo

As portas de madeiras podem ser colocadas tanto na parte interna quanto externa da casa. Deixam o ambiente mais acolhedor e até mesmo seguro, mas exigem cuidados logo na instalação, para que durem por bastante tempo.

A pintura é uma etapa importante e se quiser fazer algo diferente – principalmente nos ambientes internos – pode apostar em cores mais vivas. O principal é que a tinta seja apropriada para madeira e que você não se esqueça do acabamento.

Você está pensando em pintar uma porta de madeira sozinho(a)? Veja todos os materiais que vai precisar e como pode fazer isso:

Materiais necessários para pintura de porta

Para pintar porta de madeira você vai precisar de:

Materiais para pintura de porta de madeira

Jornal ou papelão (para proteger o piso);
Tinta para madeira;
Trinchas;
Lixa para madeira;
Espátula;
Bandeja de tinta;
Rolo;
Massa ou cera para madeira (caso de madeiras que estejam deterioradas);
Máscara de proteção;
Chaves de fenda (para portas já instaladas);
Fita crepe;
Água e sabão.

Como pintar porta de madeira: veja passo a passo

Depois de separar todos os materiais é hora de pintar a porta. Aqui você encontrará todas as etapas do processo e suas explicações:

Como pintar porta de madeira: escolha da tinta
A primeira coisa a fazer é escolher a tinta que será utilizada. O ideal é apostar em algo que possa ser aplicado em madeira e que seja mais fácil de aplicar. Algumas tintas exigem mais equipamentos e a pintura é feita apenas por profissionais.

Se você quer pintar a porta em casa mesmo pode apostar nas tintas:

Pintura de porta com Látex PVA

pintura branca porta
É a tintura mais comum para pintura em madeira, seja artesanal ou de alguma parte da casa. O látex PVA é mais indicado para pintura em ambientes internos, ou seja, para porta dos quartos e outros ambientes da casa. O motivo? Sua baixa resistência a umidade e ao sol forte.

Depois de feita a pintura a limpeza da porta poderá ser feita apenas a seco.

Pintura de porta com Esmalte à base de água

Essa tinta também é ótima para ambientes internos. Não tem cheiro forte e sua secagem é rápida, o que é eficiente para quando a ideia é passar mais de uma mão de tinta. Seu acabamento é mais resistente, então você pode usar água e sabão neutro para limpar a porta depois de feita a pintura.

Essa resistência também garante que portas externas possam receber pintura com tinta esmalte.

Pintura de porta com tintas Acrílicas

As tintas acrílicas são diluídas em água e podem ser usadas na pintura de madeira. Sua resistência é maior quando comparada as de látex PVA. É indicada para ambientes externos, já que não haverá problema com a exposição ao sol e a chuva.

Ainda não sabe como pintar sua porta de madeira?

Vamos lá.

Lavagem e retirada do pó

Escolheu a tinta? Mãos a obra! Comece fazendo uma limpeza da porta. É necessário tirar todo o pó e qualquer outra sujeira que esteja grudada. Prepare uma mistura de água e sabão neutro, molhe uma esponja ou pano e esfregue em toda a porta. Se preferir você pode fazer essa limpeza depois de soltar as dobradiças.

Terminada essa etapa, deixe a madeira secar.

Preparação

Para a preparação antes da pintura você deverá retirar todos os acessórios da porta. Pegue a chave de fenda e solte as dobradiças e a maçaneta da porta. Se achar necessário retire toda a fechadura.

Caso ache mais fácil, cubra essas partes da porta com fita crepe, para proteger da tinta. Em seguida forre o chão usando jornal ou papelão, para evitar sujar o piso.

Lixamento

lixamento de porta de madeiraColoque a máscara de proteção. Se achar necessário use luvas também. Quando você lixar a porta é normal que levante bastante poeira.

A lixa é importante tanto para portas que nunca foram pintadas quanto para aquelas que já receberam tinta. Passe em toda a porta e repita o processo se achar necessário. Uma lixa mais grossa pode ser interessante para madeira com tinta.

Depois que finalizar essa etapa, limpe a madeira novamente com um pano molhado em água e sabão. Espere secar e vá para a próxima etapa.

Lembre-se de lixar também os batentes, que receberão uma nova tinta ou serão pintados pela primeira vez.

Correção das imperfeições

A porta é antiga e possui alguma imperfeição na madeira? Use a massa ou cera para madeira para resolver o problema e a espátula para moldar. Espere secar e se achar necessário passe a lixa novamente, apenas na região em que foi aplicada a massa, para que toda a porta fique igual.

Aplicando o Primer

Para facilitar o processo de pintura, aplique um primer antes de tudo. O produto deixa a tinta mais uniforme e muitas vezes reduz a quantidade de demãos necessárias. Espere secar e lixe novamente. Aqui pode apostar em uma lixa mais fina e não precisa aplicar muita força. O objetivo é retirar os excessos de primer.

Aplicação da tinta

Siga todas as orientações dadas pelo fabricante sobre a preparação da tinta. Se escolheu as que são à base de água basta dissolver em água. Coloque um pouco da tinta já preparada na bandeja. Decida se vai pintar a porta de madeira usando rolo ou pincel, molhe na tinta e aplique na madeira.

O rolo é mais indicado, já que espalha a tinta uniformemente por toda a superfície. A trincha pode ser deixada para o acabamento e as partes mais finas, como laterais da porta ou próximas a maçaneta e dobradiças, se você optou por não tirar essas peças.

Espere secar e veja se será necessária uma segunda demão. Se sim, pinte novamente.

Não se esqueça de pintar também o batente, para renovar a tintura e manter a mesma cor escolhida para a porta. Coloque uma tira de fita crepe na parede, para evitar manchas na tintura da região e use a trincha nessa parte da pintura.

Finalizando a pintura da porta

Depois que a tinta estiver seca e você tiver passado todas as demãos, pode passar um esmalte para dar brilho (se não usou esse tipo de tinta) ou um verniz, para garantir que a pintura dure mais.

Assim que o verniz ou esmalte estiver seco retire todas as fitas crepe de proteção e monte novamente qualquer parte da porta que foi retirada.

cuidados para pintar porta de madeira

Alguns cuidados importantes para garantir que a pintura da porta de madeira saia como o esperado:

Deixe trinchas de molho na água
Mesmo que você use as trinchas apenas na pintura dos batentes, lembre-se de deixá-las na água por pelo menos 12h. Pode fazer isso um dia antes de pintar a porta. Assim evita que soltem pelos que ficarão grudados na madeira.

Trabalhe em um local bem iluminado
O ideal é que você faça a pintura da porta durante o dia, já que terá bastante luz no ambiente. Mas se precisar usar a noite para a tarefa, mantenha o local bem iluminado. O motivo? Você vai conseguir ver qualquer imperfeição na tinta ou se algo acabou grudando por ali, como sujeiras ou pelos da própria trincha.

Varra o chão antes de pintar
Como você viu nos tópicos acima, será necessário lixar a porta algumas vezes. Para evitar que o pó se grude durante a pintura, troque os jornais ou papelão que usou para forrar e varra o piso antes de chegar na pintura.

Deixe a tinta escorrer um pouco da trincha/rolo
Antes de aplicar a tintura na porta, logo após molhar a trincha ou rolo, deixe a tinta escorrer um pouco, para evitar excessos, de forma que uma parte da pintura fique mais escura que outra. Usar a bandeja de tinta ajuda bastante, pois você tira o excesso do pincel e do rolo ali mesmo.

Pinte sempre no mesmo sentido
Esteja usando trincha ou pincel, faça a pintura sempre no mesmo sentido. Começou na vertical? Siga assim por toda a porta e o mesmo é válido se você iniciou a pintura na horizontal. A ideia é evitar marcas e deixar toda a tintura uniforme.

Respeite o tempo de secagem
Entre uma demão e outra ou a finalização com esmalte/verniz, sempre respeite o tempo de secagem. Geralmente está descrito no próprio produto, mas você conseguirá perceber quando a tinta estiver seca. Se você não esperar o tempo necessário pode acabar deixando manchas na pintura.

Limpe trinchas e rolo após o uso
Terminou de pintar a porta de madeira? Limpe todo o material que você utilizou. Coloque as trinchas e o rolo de molho em solução que dissolva a tinta. Se for à base de água basta lavar com água e sabão e deixar secar depois. Tintas à base de solvente precisarão ser limpas com solvente.

Envolva as trinchas em papel jornal
Quando as trinchas estiverem apenas úmidas, envolva seus pelos em papel jornal. O objetivo é evitar que se dobrem e percam o formato, de forma que possam ser utilizadas nas próximas pinturas.

Aposte em cores mais claras para portas internas

Dentro de casa as cores mais claras são indicadas, pois passam sensação de aconchego e aumentam a luminosidade do ambiente. Não precisa ser apenas o branco, mas prefira tons mais delicados e claros.

Feche a lata de tinta depois do uso
Sobrou tinta? Você pode guardar a lata para usos futuros, mas sempre tomando cuidado para mantê-la bem fechada e evitar que a tinta seque.

Porta Branca Amarelada

Como evitar e o que fazer Porta branca que fica amarelada, infelizmente, é um problema comum em muitas casas. Com o tempo, o branco vai sumindo e dando espaço para manchas amarelas aparentes, ficando com cara de velha e feia. Péssimo, não é? E por que isso acontece? Segundo especialistas, a umidade, pouca exposição à luz solar e o calor emitido por fontes de fogo como aquecedores e fogões contribuem para a porta branca amarelada. Nesses casos, portas de cozinha e em ambientes internos estão mais propensas a esse problema.

 

5 Erros Que Você Não Deve Cometer ao Pintar Uma Porta de Madeira

Por falta de instrução e um conhecimento mais profundo da profissão, muitos pintores ou até mesmo pessoas leigas no assunto que não atuam como pintores profissionais, mas que querem fazer pinturas de madeira em casa; na hora de reformar porta de madeira, cometem erros e acabam deixando a porta pior do que estava quando iniciaram a pintura. Acredite você não é o único. Por isso, decidi escrever este artigo apontando “5 erros que você NÃO deve cometer ao pintar uma porta de madeira com pintura velha. Acompanhe este artigo e veja se você já fez alguns destes erros. Se você nunca pintou uma porta com pintura velha e não quer errar, siga estas instruções para não dar mancada e deixar sua porta como nova.

ERRO #1: Pular o pré-tratamento: isso vai comprometer a reforma da porta de madeira

Não pinte a porta só como se fosse fazer uma limpeza sem aplicar antes um pré-tratamento adequado, não use a pintura nova para cobrir sujeira e defeitos da pintura antiga, isso não vai dar certo. Mesmo que a intenção da pintura de porta de madeira seja de promover um aspecto de mais limpeza ou até de mais novo; sem o pré-tratamento a pintura se torna uma perda de dinheiro e tempo porque sua durabilidade fica muito comprometida. Se a porta de madeira estiver pintada com tinta, você deve no mínimo lavar toda a porta com água e detergente neutro, secá-la totalmente e aplicar um lixamento com lixa (fina, 360 a 400) até que todo o brilho seja removido. Retirar todo o pó gerado pelo lixamento e aplicar a tinta. Mas se a porta estiver envernizada, retire todo o verniz antigo com lixa grossa, depois proceda outro lixamento em toda a porta agora usando uma lixa mais fina, retire todo o pó e aplique o verniz.

ERRO #2: Aplicar tinta óleo na porta de madeira molhada ou úmida

Se for aplicar tinta a óleo, nunca aplique esta tinta na porta de madeira úmida ou molhada. A tinta a óleo possui uma formulação que é totalmente incompatível com a água; tanto sua resina como o seu solvente. Em geral estas tintas são diluídas em aguarrás e o bom profissional além de aguardar a secagem total da porta, antes de iniciar a pintura ele passa um pano úmido com aguarrás e aguarda novamente a secagem completa; esta última secagem é bem mais rápida.

ERRO#3: Pintar as laterais da porta sem avaliar se vai aumentar sua dimensão e impedi-la de fechar totalmente

Não pinte as laterais da porta sem antes avaliar criteriosamente as dimensões da mesma em relação ao portal. Quando a porta já passou por diversas repinturas, ela apresenta as suas dimensões iniciais alteradas para maior, devido ao acúmulo de tinta. Isto faz com que a porta perca a sua funcionalidade que é de encaixar no portal (batente), promovendo a segurança e a privacidade do ambiente. Quando suas laterais aumentam de tamanho, ela pode não encaixar mais no portal e o resultado final com certeza não vai agradar, pois de que adianta a porta limpa com pintura nova, mas que não fecha? Então, se você verificar este problema na sua porta, preste atenção em como pintar uma porta de madeira usando o procedimento correto. Retire toda a tinta nos pontos de encaixe, com o auxílio de espátula e fazendo um lixamento manual ou elétrico. Desta maneira você vai poder pintar a porta nestes pontos sem que as dimensões atinjam valores que prejudiquem a sua funcionalidade.

ERRO # 4: Usar produtos vencidos

Nunca use tinta ou verniz vencido. Estes produtos químicos são formulados para resistir a determinadas condições climáticas de temperatura e umidade do ar enquanto aguardam ser utilizados. Após a abertura de suas embalagens, estas condições já se modificam, porém a resina mantém-se íntegra se forem obedecidas às exigências de condições de estocagem e estiver no prazo de validade. O fato é que quando a tinta está vencida, não há mais garantia do fabricante com relação às características da resina e consequentemente da tinta.

porta pintada com verniz

Gostaria de esclarecer que os fabricantes de tinta estendem o prazo de validade, quando se trata de um cliente potencial que solicite este serviço para um lote de galões ou baldes. No entanto, para isto acontecer, é enviado um técnico ao lugar onde a tinta vencida ficou estocada, para avaliar as condições climáticas e das embalagens; além de ser retirada uma amostra para ser avaliada em laboratório. De acordo com o resultado destas análises, o fabricante pode vir a estender a validade do lote por mais algum tempo. Como este procedimento é custoso e demanda tempo; não é feito para pequenos clientes. Sabedores deste procedimento dos fabricantes, alguns profissionais da pintura arriscam usar a tinta já vencida sem qualquer avaliação, alegando apenas que já viu em alguma indústria ou obra a tinta ter seu prazo de validade estendido pelo próprio fabricante e passam esta informação sem o conhecimento profundo do processo.

No caso de pequenas quantidades, você deve se concentrar no cálculo correto da quantidade que vai precisar; e em caso de uma eventual sobra sugiro que faça a doação para um vizinho ou uma entidade como uma escola, por exemplo, que venha a usar a sobra de imediato.

ERRO # 5: Não seguir as recomendações do fabricante com relação ao uso do solvente

Nunca dilua a tinta ou verniz com solvente diferente do recomendado pelo fabricante. Muitas vezes, no serviço de pintura o “pintor” verifica a necessidade de diluir a tinta para facilitar a sua aplicação. A função do diluente é exatamente esta: facilitar a aplicação; no entanto esta diluição não pode ser feita com qualquer solvente. O que acontece muitas vezes é que é utilizado um solvente de limpeza qualquer que já se tenha à mão e depois quando surgem os defeitos, o “pintor” procura justificá-los com outras razões quaisquer, por não conhecer o assunto em profundidade. Vou citar alguns defeitos de pintura que podem ocorrer quando a tinta ou o verniz é diluído com solvente inadequado: porosidade, nivelamento deficiente, crateras, brilho deficiente, escorrimento, secagem deficiente dentre outros.

Como Escolher a Melhor Pintura para Portas e Janelas

As tintas mais indicadas para portas e janelas em madeira são a laca, tinta epóxi, tinta acrílica ou PVA, verniz e a tinta esmalte.

Para portas internas, opte pela tinta esmalte a base de água. Ela não possui odores fortes de solvente e seca mais rápido.

Portas externas e janelas devem ser pintadas por produtos que ofereçam proteção contra intempéries climáticas como sol, chuva e umidade excessiva.

Escolhendo as cores para pintura da porta de madeira

Portas e janelas são ótimos locais para investir em cores diferenciadas e mais ousadas, levando em conta sempre o fator bom senso e harmonia com o restante do imóvel.

Tendências como o tom sobre tom são boas referências para quem está sem muita ideia, bem como as fachadas de 3 cores, por exemplo.

A parte interna da porta e da janela não necessita ser exatamente da mesma cor da área externa, o que permite ampliar mais o leque de opções.

Laqueação de portas

pintura laqueada porta
As portas de madeira são as mais suscetíveis para a laqueação, especialmente porque o modelo tem facilidade para acumular poeira, assim como é sensível à umidade. Neste cenário, a laca (você entenderá daqui a pouco) tem como finalidade oferecer proteção à madeira.

Ademais, as portas amadeiradas são muito nobres e conferem um visual diferenciado ao ambiente. Por exemplo, colocar uma porta de ferro em uma sala de estar corta completamente a harmonia do ambiente. Neste sentido, a porta de madeira acaba sendo essencial, principalmente pelo fator decorativo.

Muito importante para a beleza e durabilidade das portas e janelas é ter uma ótima pintura e um ótimo acabamento. Para o tom natural da madeira o verniz é indicado. Forma uma película de acabamento transparente na madeira e outros materiais, dando proteção e brilho. O verniz pode ser fosco, acetinado ou com brilho.

Se você tiver alguma dúvida sobre pintura em madeira, deixe seu comentário abaixo e descreva sua dúvida, faremos o possível para ajudar.

Executamos diversos tipos de pinturas para portas de madeira, dentre as mais solicitadas, estão a:

Laqueação – Pintura com excelente qualidade e durabilidade, aplicada com pistola de ar-comprimido. Esse tipo de acabamento é muito apreciado por arquitetos e decoradores.

Laqueação de rolinho – Pintura à preço acessível com excelente acabamento e durabilidade.

Lustração da madeira – A lustração é como denominamos aplicação de vernizes e seladoras para madeira, essa técnica visa realçar a beleza natural da madeira, bem como, proporcionar durabilidade e acabamento

Conclusão
Neste artigo você aprendeu que não deve pular o pré-tratamento: isso vai comprometer a reforma da porta de madeira, não deve aplicar tinta óleo na porta de madeira molhada ou úmida, não deve pintar as laterais da porta sem avaliar se vai aumentar sua dimensão e impedi-la de fechar totalmente, não pode usar produtos vencidos para realizar a pintura e que deve seguir as recomendações do fabricante com relação ao uso do solvente.

 

A instaladordeportassp.com.br tem uma equipe especializada para realizar a pintura de sua porta ou janela de madeira, com o objetivo de, oferecer um serviço amplo e de qualidade, tanto, na sua instalação, quanto, no seu acabamento.

Solicite um orçamento sem compromisso, confira a melhor maneira de fazer a pintura de portas e janelas de madeira!

    Gostaria de um orçamento?